Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

E Deus Comprou um Tablet

Mãe de 2, o blog, começou por querer recordar as coisas que me diziam em pequenos, porque tinham imensa piada, adolescentes já, perderam a piadinha toda :) Cá em casa vivemos em democracia, debatemos, discutimos e eu decido

E Deus Comprou um Tablet

Mãe de 2, o blog, começou por querer recordar as coisas que me diziam em pequenos, porque tinham imensa piada, adolescentes já, perderam a piadinha toda :) Cá em casa vivemos em democracia, debatemos, discutimos e eu decido

11.11.19

Pedir Desculpa vs Aceitar Desculpas


E Deus Comprou um Tablet

 

 

images (2).jfif

Ja falei sobre isto, numa altura em que pedi desculpa, por uma situação criada por mim a uma pessoa que me é muito querida.

Ha quem veja diferença em DEsculpa e Perdão, mas para mim é rigorosamente o mesmo. Desculpar ou Perdoar. 

Nao me custa nada, pedir desculpa. Nao gosto de o fazer, pelo facto que significa que fiz alguma coisa que nao deveria ter feito, mas assumo sem qualquer problemas, pois se o fiz foi sem consciencia do que estaria a fazer ou nao antevi o que poedria acontecer com essa minha atituide, por exemplo. Mas é tão somente por isso.

Fui sempre assim. Mesmo em miuda, ja sabendo que o meu ''assumir'' de culpa, com o pedido de desculpas aos meus pais, seria seguido do respectivo castigo, nunca deixei de o fazer. 

Faço e quando o faço, estou conscoente do que envolve e nao é feito de animo leve, da boca para fora. Peço desculpa pois considero mesmo que fiz algo errado e que tenho de me desculpar por essa razao.

Ser capaz de admitir que fizemos alguma coisa mal, exige um certo nivel de auto-estima ou força de ego. Muitas vezes, as pessoas nao pedem desculpa, não por não saberem que erraram, mas porque é extremamente dificl aceitar para elas proprias que cometeram um erro, aniquilando com isso a pouca auto-estima existente. Uma desculpa é uma admissão de falibilidade, que pode desencadear toda uma panóplia  de sentimos, como inadequação, vergonha, e falsa narrativa sobre si mesmo.

Normalmente, estas pessoas tem 1 de 2 actuações tipo: Ou pedem desculpa por tudo e por nada, mesmo coisas que não fizeram, ou se recusam a pedir desculpa por coisas que fizeram mesmo.

Têm ambas a mesma origem. Auto-estima.

Pedir desculpas, nao é nada disto. Nao têm nem deve estar associado a processos internos de avaliação, se não os morais e de valores familiares adquiridos.

Pedir desculpa, é reconhecer que nos preocupamos com o que se sente, que me importo com a ferida que eu possa ter aberto no outro. 

E aceitar um pedido de desculpas, um perdão? Parece simples nao parece? Pelos vistos nao é.

Eu tal como peço, tambem o aceito. Sem reservas nenhumas. Aceito e avanço.

Se aceitar as desculpas que me pedem, nao volto a tocar no assunto.

Tenho para mim, por experiencia talvez, que quem não aceita um pedido sincero de desculpas, é quem tb nao o faz do coração. Pede, mas pede por questões de educação por exemplo.. Mas nao pede porque acha mesmo que deve pedir desculpas por algo que fez e pelo dano que possa ter causado em alguem.

Qando alguem nos olha nos olhos e pede sinceramente, mas é SINCERAMENTE, desculpas. Quando conseguimos sentir que é verdade, que está genuinamente arrependido, é um presente incrivel. é sermos valorizados e reconhecidos como merecedores dessa atenção. 

Nao falo daquelas pessoas que nos olham nos olhos, pedem desculpa, e no minuto seguinte fazem exactamente o mesmo ou pior.  Como disse já, nao mentem aos outros mentem a si mesmos.

 O erro e a culpa está em si propria. Acham que NAO têm nada que pedir desculpa pois estão acima disso. Nao estao. Estão redondamente enganados. Estão baixo..muito baixo. Normalmente lutam com conflitos internos mal resolvidos e passam para outros a sua propria culpa.

O erros deles são sempre insignificantes e os dos outros imperdoaveis. 

Conheço tantas, mas tantas pessoas assim. Infelizmente.

 A capacidade de ser sincero e  humanamente honesto, é muito dificil.

Quando ferimos ou somos feridos, os nossos corpos precisam desse sentido de desculpa honesto. Precisam de pedir desculpa e sentir que foram desculpados. Que não se volta a repetir.

Quando receberes um pedido genuino, sincero e honesto de desculpas. Aceita. Mas aceita de coração aberto. Todos, mas todos erramos, nao somos perfeitos nem perto disso, e perdoar é aceitar isso mesmo. Que queremos que qaundo estivermos no mesmo sitio alguem tenha a mesma atitude connosco.

Honra o presente que te é dado, com um obrigado. Valem ambos o mesmo. Um Desculpa e um Obrigado.

Desculpar nao é esquecer. É aceitar que alguem teve uma atitude irreflectida e se arrependeu.  Perdoar nao é fazer de conta que não aconteceu, mas aceitar que quem errou percebeu e que em circunstacia alguma o voltará a repetir.

 Desculpar nao é ser rancoroso. Nao é guardar réstias de odio, para usar mais tarde quando e entender oportuno. Isso nao é perdoar. É ser mau caracter apenas.

Se Desculpo, desculpo mesmo. Se há erros que não se desculpam. Se calhar há.. devem existir e devem tambem ser assumidos como tal. E ditos. Obrigado. Mas não consigo perdoar. 

Essa ferida que não permitem que feche vai ficar aberto nos  2 lados. Em quem feriu e em quem foi ferido. Mas assim seja. que sangre até não poder mais.

O perdão desculpa, nao esquece, mas tambem não vasculha no passado.

Perdoar é libertar ambos de algo doloroso. Um peso. Perdoar renova, liberta, recupera laços de quem dá e recebe.

o Amor que cresce não é o que se guarda é o que dá.

Ouve de coração o pedido de desculpas de quem o faz. Deixa falar, nao interrompas. Se precisares de tempo para sê honesto e pede.

Quando o tempo chegar, deixa o problema no passado. Não deixes que apodreça dentro de ti, sõ te vai tornar pior pessoa, todos essses sentimentos de raiva, e odio e magoa. Nao permitas que uma situação ja de si má se torne toxica, ou pior te torne toxico.

 

3 comentários

Comentar post